BCIs: Seremos Controlados?

por Guilherme Barros

Você já ouviu falar em BCIs? As Brain-computer Interfaces representadas pela sigla BCIs são, em português, conhecidas como Interfaces Cérebro-Computador. Muito em breve esses termos começarão a se popularizar, e não tão distante disso, nos depararemos com a popularização dessa tecnologia implantada nos corpos de milhões de pessoas andando por aí. O que hoje são exceções, num futuro breve, será o comum; ciborgues e androides andarão normalmente pelas ruas. Smartphones não serão necessários, e tudo poderá ser comandado pelos homens com o “poder da mente”, quer dizer, das BCIs. Mas isso será um instrumento para dar ao homem mais autonomia e poder, ou servirá para subjugar a humanidade ante um poder absoluto?

Atualmente, três grandes projetos são financiados por governos e por, pelo menos, três dos homens mais ricos do mundo. Os projetos já estão em andamento e liberados para testes em seres humanos. O primeiro, e mais popularmente conhecido, é o Neuralink, cujo dono da empresa, e financiador do projeto, é Elon Musk, atualmente o homem mais rico do mundo. O segundo projeto é financiado pelos bilionários Bill Gates e Jeff Bezos, e se chama Synchron.

O terceiro é o Connexus® da empresa Paradromics. Além de algumas empresas privadas, os principais financiadores desse plano são os Estados Unidos e a Arábia Saudita, sendo a Paradromics um braço do projeto NEOM.

Projeto NEOM

Agora precisamos parar um pouco, e pensar: O que é o projeto NEOM?

Também conhecido como The Line, ou seja, A Linha, é uma cidade planejada em linha reta que está sendo construída no deserto da Arábia Saudita. A cidade pronta terá 170 km de comprimento, 200 metros de largura e 500 metros de altura. Afirmam os projetistas, que a cidade será construída de forma que seus moradores tenha tudo que precisam a 5 minutos de suas casas. A cidade também está sendo arquitetada para ser zero emissão de carbono e abrigar cerca de 9 millhões de pessoas. O nome NEOM é uma combinação de duas palavras “NEO” (νέος) – do grego, significa “novo”, e, “M” – representa a palavra “Mostaqbal” (مستقبل) em árabe, que significa “futuro”. Dessa forma, NEOM significa Novo Futuro. A principal cidade para abrigar trabalhadores desta obra se chama  NEOM Community 1, onde foi gasto US$ 5 bilhões de dólares em sua construção e abriga 850 profissionais gestores da obra.

Mas o que a NEOM City, tem a ver com as BCIs ou Interfaces Cérebro-Computador?

Como já afirmamos acima, a Paradromics é um braço desse monstruoso projeto de cidade e, assim como a Neuralink e a Synchron, também mascaram seus planos reais fingindo desejar o bem de pessoas deficientes. De fato, é muito bom que pessoas, antes incomunicáveis, possam voltar a se comunicar e fazer outras tarefas, pois esse tipo de tecnologia possibilitará, até mesmo que cegos consigam enxergar.

Mas, travestidos de bem estar para a humanidade, as BCIs se tornarão as principais ferramentas de controle da população. Ano passado, Elon Musk chegou a afirmar que, No futuro não haverá smartphones, apenas Neuralinks”.

Além disso, para que essas interfaces funcionem, se faz necessária a capacidade de ler o que os usuários estão pensando. Ou seja, ler nossos pensamentos é, absolutamente, necessário para operação das BCIs.

Você já imaginou o poder que terá, alguém que controla a intermediação dos sinais desses dispositivos. Não só lhe será permitido acessar os pensamentos de quem quer que seja, mas também, fazendo o caminho inverso, o controlador dessa tecnologia poderá levar as pessoas a pensarem como ele quiser. Embora, isso ainda não seja possível atualmente, mas certamente é o desejo de qualquer sociopata, e o mundo está cheio deles, não é? A humanidade está à beira de um controle total, muito além do que George Orwell imaginou em seu livro 1984. Ele imaginou o Big Brother dentro do nosso lar, mas, o Big Brother estará, literalmente, no cérebro e na mente das massas.

Com 9 milhões de pessoas enfornadas dentro de uma muralha num deserto, não há espaço para o mínimo descontrole social ou insurreições, não poderá haver espaço para mentes dissonantes. Certamente os moradores da NEOM estarão debaixo de um controle tecnocrático tremendo. Estamos vivenciando as Big Techs assumindo o controle do mundo, junto aos grandes impérios da terra. De fato uma “Nova Era“, uma “Nova Ordem Mundial“.

E as perguntas que ficam: poderia, num futuro próximo, as BCIs, serem utilizadas para o controle social que atinge, até mesmo, nossos pensamentos? A NEOM pode ser um teste para construção de mais cidades assim espalhadas pelo mundo? Para o Cristão, quais as implicações teológicas de implantes de Interface Cérebro-Computador?

Ajude o Leitores da Graça assinando gratuitamente, comentando e compartilhando nossos artigos!

Biblia de Estudo AFC https://mercadolivre.com/sec/13tDLCy

Algumas sugestões de leitura:

LEIA TAMBÉM

E a Bíblia Tinha Razão

🔵 Publicado pela primeira vez em 1955, E a Bíblia Tinha Razão surgiu em plena efervescência da arqueologia bíblica. Céticos tratavam muitos relatos da Bíblia como lenda ou mito, mas novas escavações no Oriente Médio começaram a revelar documentos, inscrições e cidades que confirmavam a narrativa bíblica. Keller reuniu essas descobertas e as apresentou de…

Comments

Deixe um comentário