

Considerada por muitos a melhor Bíblia de Estudo já publicada em língua portuguesa, a história da Bíblia de Genebra se remete a tempos mais antigos, sendo também uma das versões da Bíblia mais importantes da história do Cristianismo e a mais emblemática do período pós Reforma Protestante.
A primeira Bíblia de Genebra surgiu no ano de 1560, durante um período de intensa perseguição religiosa na Inglaterra e na Europa. Fugindo da perseguição, muitos protestantes ingleses fugiram para Genebra, na Suíça, onde se juntaram a João Calvino e outros protestantes, ali muitos estudiosos reformados puderam exercer sua fé e obtiveram liberdade para produzir vários escritos. Dentre os estudiosos ingleses que chegaram à Genebra nesse período, estava o reformado inglês, William Whittingham, amigo de Calvino, e um dos principais nomes dentre os responsáveis pela preparação de Bíblia de Genebra. Eles trabalharam na produção de uma nova tradução da Bíblia para o inglês.
Curiosidades:
- Baseada em traduções anteriores, como a de William Tyndale.
- Primeira Bíblia inglesa a utilizar versículos numerados.
- Forte ênfase teológica reformada.
- Incluía notas de rodapé com interpretações calvinistas e aplicações doutrinárias.
Foi muito usada pelos Puritanos, especialmente nos séculos XVI e XVII, antes de ser suplantada pela Bíblia do Rei Jaime (King James Version) em 1611, que excluiu as notas teológicas reformadas, consideradas politicamente sensíveis.
COMO A BÍBLIA DE GENEBRA VOLTA ÀS MÃOS DA IGREJA MODERNA
No século XX, especialmente na década de 1990, teólogos reformados americanos iniciaram um projeto para “reviver” a Bíblia de Genebra, agora em forma de uma Bíblia de estudo com base doutrinária sólida e notas exegéticas detalhadas. Dentre os principais estudiosos responsáveis por trazer de volta a Bíblia de Genebra aos crentes da atualidade, estão os teólogos R.C. Sproul, J.I. Packer, e outros da tradição reformada. O trabalho foi concluído e a bíblia foi publicada em Publicada em 1995 pela primeira vez (em inglês), com base na tradução New King James Version (NKJV). Em suas notas e artigos, a moderna Bíblia de Genebra, traz ênfase sobre as doutrinas da soberania de Deus, justificação pela fé, eleição, teologia do pacto e a vida cristã à luz das Escrituras.
COMO SURGIU A EDIÇÃO MODERNA EM PORTUGUÊS
A versão em português da Bíblia de Estudo de Genebra foi lançada em 2009, pela Editora Cultura Cristã, mantendo as mesmas notas da edição americana. A versão brasileira se destaca pela versão Almeida Revista e Atualizada (ARA), além de conter mais de 20 mil notas de estudo, somados aos mapas, quadros temáticos, artigos doutrinários e histórico-teológicos. Isso tudo faz dessa bílbia uma excelente ferramenta importante para pastores, líderes e estudiosos da Bíblia. Atualmente a bíblia está na 3ª edição revisada.
IMPORTÂNCIA
Muitos fatores reforçam a importância da Bíblia de Genebra para os cristãos das atualidade, destacamos aqui alguns: Induz o leitor a alcançar profundidade e solidez nos estudo da Palavra; ajuda os crentes a conhecerem e preservarem a herança doutrinária da Reforma Protestante, seus estudos conduzem o crente a pensar biblicamente e aplicar a fé cristã a vida moderna. Por fim, ao resgatar a história da igreja, os credos, confissões e movimentos teológicos, a Bíblia de Genebra ajuda o leitor a entender suas raízes, combatendo o isolamento espiritual e o analfabetismo teológico que é tão comum hoje.
POR DENTRO DA BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA
Além do texto Bíblico fiel, que é a verdadeira preciosidade desta Bíblia de estudo, destacamos: 35 mapas espalhados por todo o texto que ajudam na compreensão histórica, arqueológica e geográfica; 26 quadros temáticos que tratam de assuntos doutrinários, teológicos e práticos com mais profundidade, funcionando como “mini-artigos” espalhados ao longo das páginas; 58 artigos teológicos que são ensaios breves e profundos sobre os principais temas da teologia reformada; Concordância bíblica uma ferramenta de referência que ajuda o leitor a localizar rapidamente palavras, nomes e temas específicos que aparecem nas Escrituras. Ela funciona como um índice temático e lexical, apontando onde certos termos ocorrem na Bíblia.; Cronologia bíblica que é extremamente útil e fornece uma linha do tempo dos principais eventos bíblicos, conectando-os com datas aproximadas da história antiga.
Confira aqui a Bíblia de Genebra e Outras Bíblias
LEIA TAMBÉM
E a Bíblia Tinha Razão
🔵 Publicado pela primeira vez em 1955, E a Bíblia Tinha Razão surgiu em plena efervescência da arqueologia bíblica. Céticos tratavam muitos relatos da Bíblia como lenda ou mito, mas novas escavações no Oriente Médio começaram a revelar documentos, inscrições e cidades que confirmavam a narrativa bíblica. Keller reuniu essas descobertas e as apresentou de…
Fico ou vou embora? A difícil decisão dos pastores em relação ao campo
🔵 A mudança de campo é uma realidade frequente no ministério pastoral. O segundo semestre de cada ano é geralmente marcado pela tomada de decisões sobre esse assunto. No entanto, ainda que comum, a realidade da mudança não é fácil, nem para o pastor nem para o rebanho.
Quem são os Extremistas?
🔵 “Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é!”







Deixe um comentário