por Rev. Anthony Hoekema

O termo “escatologia” origina-se de duas palavra gregas, eschatós e lógos, e significa “doutrina das últimas coisas”. Geralmente, tem sido entendido como referindo-se a eventos que ainda virão a acontecer, relacionados tanto com o indivíduo como com o mundo.
Com relação ao indivíduo, é dito que a escatologia se ocupa de assuntos tais como morte física, imortalidade, e o assim chamado “estado intermediário” – o estado entre a morte e a ressurreição geral. Com relação ao mundo, a escatologia é vista como tratando da volta de Cristo, da ressurreição geral, do juízo final e do estado final das coisas. Mesmo concordando em que escatologia bíblica os tópicos acima mencionados, nós temos de insistir em que a mensagem da escatologia bíblica será seriamente empobrecida se nela não incluirmos a situação presente do crente e a fase final do reino de Deus. Em outras palavras, a escatologia bíblica completa precisa incluir tanto o que podemos chamar de escatologia “inaugurada” como a escatologia “futura”.
Deseja aprender mais e começar a se aprofundar neste tema tão relevante para a igreja? Leia o livro: A Bíblia e o Futuro deste mesmo autor.




Rev. Anthony A. Hoekema (1913-1988) Pastor Reformado ( Calvinista ), Ministro ordenado em Paterson ( Nova Jersey ). Professor de Psicologia , Língua Inglesa , Bíblia e Teologia no Seminário Teológico Calvinista de Grand Rapids por mais de 21 anos.
Algumas sugestões de livros do pastor Anthony Hoekema:

LEIA TAMBÉM
E a Bíblia Tinha Razão
🔵 Publicado pela primeira vez em 1955, E a Bíblia Tinha Razão surgiu em plena efervescência da arqueologia bíblica. Céticos tratavam muitos relatos da Bíblia como lenda ou mito, mas novas escavações no Oriente Médio começaram a revelar documentos, inscrições e cidades que confirmavam a narrativa bíblica. Keller reuniu essas descobertas e as apresentou de…
Fico ou vou embora? A difícil decisão dos pastores em relação ao campo
🔵 A mudança de campo é uma realidade frequente no ministério pastoral. O segundo semestre de cada ano é geralmente marcado pela tomada de decisões sobre esse assunto. No entanto, ainda que comum, a realidade da mudança não é fácil, nem para o pastor nem para o rebanho.
Quem são os Extremistas?
🔵 “Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é!”


Deixe um comentário